Pessoas bagunceiras são mais criativas e inteligentes

0
1557
Pessoas-bagunceiras

Conhece pessoas bagunceiras? É uma delas? Sua mesa de trabalho é uma loucura? E em casa como é seu quarto?

Se sua resposta é SIM, você faz parte do seleto grupo de pessoas bagunceiras,  e tem grande chance de possuir um potencial criativo de causar inveja nas pessoas super organizadas.

Atividades que exigem concentração como estudar, criar e trabalhar, precisa de um espaço limpo e organizado, certo? Não. A bagunça, pode ser fruto da sua criatividade e capacidade na tomada de decisões mais complexas.

A psicóloga Kathleen Vohs, cientista psicológica da Universidade do Minnesota, concluiu que pessoas desorganizadas são mais criativas, inteligentes e originais. Por outro lado, pessoas organizadas são propensas a uma alimentação mais saudável e são mais generosas.

Segundo o estudo, a desarrumação não é necessariamente a ausência de ordem. Uma mesa desarrumada pode ser um eficiente sistema de prioridades, onde o trabalho mais urgente estará no topo da pilha. Em outras palavras é organização dentro da desarrumação. O desorganizado vê ordem onde os demais vêem o caos.

Dica Valiosa: Jamais mexa na “bagunça”, nem tente organizar o espaço dos desorganizados, você deixará a pessoa perdida. Lembre-se que na desordem, existe uma ordem.

Os estudos revelaram que ser ou não ser desarrumado não tem apenas a ver com a criatividade, mas também com características genéticas e hereditárias, e ainda com o meio onde cada indivíduo cresceu. O exemplo durante a infância e os hábitos criados pelos pais ajudam a determinar a forma de gerir o espaço. Há crianças que são desorganizadas por que ainda não foram habituadas e ensinadas a organizar-se, e crianças desorganizadas por serem efetivamente criativas. As segundas, apesar do “caos”, sabem onde deixaram cada objeto ou brinquedo.

Nem todos estão preparados para viver no caos. Pessoas desorganizadas são espontâneas. Ocupam-se com fatos mais importantes da vida, do que com pequeninos detalhes que gastam nossa energia.

Gênios do passado como Albert Einstein e Steve Jobs, são exemplos de que inteligência e criatividade andam de mãos dadas com a desordem.

Se você é uma pessoa desorganizada e vive ouvindo reclamações para organizar seus espaços, não se preocupe mais. Diga apenas que faz parte da sua imensa capacidade criativa e intelectual. Viva seu mundo de “ponta cabeça” e seja feliz.

FONTE: Up To Kids

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here