Minimalismo: sua vida mais leve e tranquila

0
717

O mínimo essencial, isso é minimalismo

Você sabe o que significa minimalismo? É possível viver melhor com menos “coisas”? Em uma sociedade que se mede pelo que tem, há pessoas que resolveram se desprender dessa competição de quem tem mais, para viver momentos especiais.

Ser minimalista não é viver sem nada, não comprar nada, mas avaliar com racionalidade se determinado bem é necessário. Pessoas com 20 pares de sapatos acumulados dentro de um armário e quando passa na vitrine não se aguenta e lá se vai dinheiro sem necessidade.

Menos estresse

Sabemos o quanto é prazeroso ter um espaço organizado. Quanto mais coisas você tem, mais trabalho para organizar. Ter menos posses, significa ter menos coisas para se preocupar, e também menos coisas para cuidar e pagar.

A vida é mais tranquila com menos coisas no caminho.

Ser mais produtivo e ter mais tempo

Menos posses, menos distrações, e mais tempo para gastar com coisas que realmente importam. Passar o tempo com amigos, familiares, fazer caminhada, cuidar do jardim, aprender coisas novas…

Estas atividades melhoram a vida e trás uma leveza, diferente da televisão nova ou roupas que usará uma vez na vida.

Capacidade de viver em um espaço menor

O tamanho médio das casas aumentou nos últimos 40 anos, mas muitos lares não tem tamanho suficiente para todos os pertences dos proprietários. A garagem acaba tornando depósitos de coisas que muitas vezes passam anos sem usar.

Se você conseguir diminuir os pertencer, reduzir para o que é realmente necessário, poderá ter uma casa menor, e ainda economizar com isso.

Mais liberdade financeira

É preciso uma mudança de perspectiva para perceber que talvez aquele celular novo ou aquela calça nova não são tão importantes assim. Assim, menos coisas, mais dinheiro.

Gaste melhor este dinheiro, como uma dieta saudável, uma viagem e poupar para um imprevisto. O minimalismo faz bem para sua vida financeira, e permite fazer coisas que jamais faria gastando tanto em supérfluos.

Bom exemplo

Seu estilo de vida será exemplo para as pessoas ao seu redor. Quando as pessoas perceberem que você está muito bem sem tantos pertences, poderão ficar motivados a reduzir também. É muito bom ensinar aos filhos que para ser feliz não precisa ter tudo.

O acúmulo sobrecarrega

Muitas vezes, surgi oportunidades de mudança, fazer algo diferente para nos sentirmos vivos, e ficamos paralisados com tantos pertences, sem lugar para deixá-los. E continuamos acumulando mais. Acabamos em um círculo vicioso, e perdemos de viver novas experiências.

Deixe de se comparar com outras pessoas

Para nos sentimos aceitos no círculo de amizades, nos comparamos as pessoas ao nosso redor. Muitos querem se igualar, e adquirem coisas que não precisam só para impressionar as pessoas.

Faça a pergunta: Isso é realmente importante na imensidão da vida? Com essa reflexão você estará se abrindo para um caminho de tranquilidade e se surpreenderá com essa mudança interior.

Liberte-se do passado

O passado por mais feliz que tenha sido, deve ficar lá. As boas lembranças devem estar dentro de nós, não em coisas que guardamos para relembrar uma pessoa ou um momento. Quando moramos em um ambiente acumulado de passado, não conseguimos viver com intensidade o presente. Portanto dentro nós também há o acúmulo de sentimentos que nos sobrecarrega. A partir do momento que você se livra destas coisas, você abre as portas para coisas novas. Ocorre uma desintoxicação de dentro para fora.

Deixo aqui uma frase de Jim Carrey sobre felicidade:

“Eu acho que todo mundo deveria ficar rico, famoso e fazer tudo o que sempre sonharam, para que possam ver que essa não é a resposta.”

 

FONTE: YOGUI

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here