Mente inquieta – Como está a sua mente? Teste agora

0
432

Segundo o ditado “os olhos são a janela da alma”. As pressões do dia-a-dia, deixa a mente inquieta. Essa inquietação é notada pelo olhar.

Relação Olhos-Mente

Entenda porque a mente inquieta reflete no movimento dos olhos:

A relação entre os olhos e o cérebro começa nos primeiros dias da vida fetal. Seus olhos começam a desenvolver apenas duas semanas após a concepção, com a retina e o desenvolvimento do nervo óptico como resultado direto do seu cérebro.

Além disso, a visão é tão importante que quase metade do cérebro é dedicada à visão. O olhar não esconde a mente inquieta.

Sabe-se que as condições de saúde mental se traduzem em padrões específicos de movimento ocular. Por isso que as pessoas com boa inteligência emocional são capazes de ler seu estado mental através de seus olhos. Há literaturas sugerindo que condições mentais envolvendo atenção (como TDAH, dislexia e ansiedade) são acompanhadas de aumento do movimento dos olhos.

Olhar estável, Mente estável

Nossos olhos estão constantemente fazendo movimentos microscópicos, projetados para garantir que imagens que caia sobre a retina fique mudando constantemente. Fazem isso para que os objetos em nosso campo de visão continuem sendo registrados pelo cérebro. Impedindo este movimento, um objeto observado por tempo suficiente, tende a desaparecer de nossa percepção. Essa inquietação da mente nos deixam irritados e ansiosos.

Na verdade, nossos olhos podem se concentrar em coisas múltiplas a cada segundo. Esta incessante varredura do meio ambiente, era uma necessidade ao viver na selva. No nosso estilo de vida moderno, nossa incapacidade de desligar esse padrão de produção de ansiedade não contribui para a nossa sobrevivência ou qualidade de vida.

No entanto, o uso intensivo de computadores e smartphones está nos treinando para ficar cada vez mais inquieto com nossos olhos. Esta é uma das razões pelas quais o nosso alcance de atenção fica comprometido.

Por outro lado, o que os meditadores descobriram anteriormente é que, ao silenciar esses micro movimentos dos olhos, a quietude da mente poderia ser induzida.

Vamos executar uma experiência rápida. Olhe por alguns segundos nas duas imagens abaixo:

Você perceberá que, no primeiro, parece ter pontos pretos piscando; enquanto o segundo parece que as rodas estão em movimento.

Agora, olhe para eles novamente, mas, focalize seus olhos em um dos pontos da imagem e esteja atento para que seus olhos não se movam. Se você conseguir fazer isso, os movimentos desaparecerão, e você verá as imagens pelo que elas são. A segunda imagem provavelmente será mais desafiadora.

Se você realmente acalmou seus olhos por um minuto ou dois, você também pode ter experimentado uma quietude de sua mente também. Caso contrário, torna-se evidente com um pouco mais de prática.

Conclusão: Distrações na mente se traduzem em micro movimentos nos olhos ou pálpebras, e vice-versa. A quietude dos olhos traz calma para mente e vice-versa. Então tente sempre fixar seu olhar em um ponto por alguns minutos todos os dias.

FONTE: YOGUI.CO, LIVEANDDARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here