6 Combinações de alimentos que devem ser evitadas

0
462

A nossa saúde depende de uma boa alimentação. E misturamos diversos alimentos, porém algumas combinações de alimentos é preciso evitar, pois são prejudiciais.

1- Massa de queijo com tomate

O macarrão é rico em carboidratos de amido que começam a digerir na bocas. Isso é feito com a ajuda do fermento ptyalin, que é encontrado em nossa saliva. Os tomates, por outro lado, contêm ácidos (málico, oxálico, cítrico), e mesmo em pequenas quantidades, quebram esse fermento. Isso leva à obstrução da digestão de amido. As proteínas encontradas no queijo piorar essa situação.

  • Dica: ervas ou legumes frescos e não cozidos (como o manjericão) podem ser uma excelente adição à sua massa!

2- Leite e Chocolate

Quem resiste a um copo de leite com chocolate? A maioria não fica sem, mas o cacau (e consequentemente o chocolate) tem ácido oxálico, que bloqueia a absorção de cálcio.  Quando combinado com cálcio, este ácido contribui para a formação de cristais de oxalato, que são ruins para seus rins em quantidades excessivas. Claro, uma xícara de chocolate quente por semana não vai te machucar, mas tenha cuidado com isso, especialmente se você tiver problemas nos rins.

  • Dica: as gorduras facilitam a absorção de oxalato, portanto, se você é propenso a cálculos renais, faça seu chocolate com leite desnatado.

3- Ovos e Bacon

Adorada por muitos, esta combinação é rica em  proteínas, e os cientistas acreditam que isso não é tão bom para a nossa saúde. Nosso corpo gasta muita energia na digestão desses alimentos. Ao comer ovos e bacon no café da manhã, privamos-nos da energia que precisamos no início do dia.

  • Dica: Substitua bacon por tomate. O selênio encontrado nos ovos é um antioxidante, e é melhor digerido com os ácidos trazidos pelos tomates. E o licopeno nos tomates tem melhores efeitos para a saúde quando é combinado com a vitamina E da gema de ovo.

4- Salada só com limão ou vinagre

Muitas vitaminas e outros nutrientes valiosos (como carotenóides) que são encontrados em vegetais e verduras requerem gorduras para absorção adequada. Se você tempera a salada apenas com limão ou vinagre, não está absorvendo  uma grande quantidade de elementos saudáveis.

  • Dica: se você não é um fã de óleos vegetais (eles nos ajudam a ficar jovens e bonitos),  pode considerar adicionar outros produtos com alto teor de gordura à sua salada – um abacate, azeitonas ou algumas nozes.

5- Pizza com refrigerante

A combinação de carboidratos, proteínas e amido absorve muita energia do seu corpo para a digestão. Além disso, o açúcar no seu refrigerante diminui os processos de estômago. Isso resulta em peso no estômago e inchaço. O açúcar não chega aos seus intestinos, onde deve ser dissolvido, por causa do estômago cheio. A combinação desses fatores pode levar a problemas no estômago se você tiver esse tipo de refeição muitas vezes.

  • Dica: qualquer alimento com alto teor de açúcar deve ser consumido de 1 a 1,5 horas depois da refeição.

6- Pão de trigo com geleia

Como é bom, mas não é saudável. A farinha de trigo refinada combinada com doces é uma dose dupla de carboidratos rápidos que causam um aumento rápido da glicose. Ele irá fornecer-lhe um impulso de energia por pouco tempo, seguido de exaustão e mau humor. Outro argumento contra esta combinação é a  agitação em suas entranhas, causada pela aliança de massa fermentada com fermento e açúcar. Geralmente não é recomendado ter pão de trigo com geleia com o estômago vazio.

  • Dica: Substitua o pão de trigo por pão de trigo integral, especialmente se for não fermentado. Ao invés da geleia use o mel, uma vez que não causa problemas no intestino e é um produto mais saudável.

Qual destas combinações de alimentos você não resiste?

 

FONTE: Bright Side

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here