As 5 fases do amor, mas poucos casais passam da terceira

0
361

O amor passa por uma transformação ao longo do tempo. Muitas vezes custamos a acreditar quando ouvimos que um casal de amigos, que pareciam em constante sintonia, se separaram. Pessoas mudam e seus sentimentos também. Você sabia que existe as 5 fases do amor? Em qual você está?

O psicólogo Jed Diamond, após mais de 40 anos trabalhando com casais, descobriu o motivo. Todo relacionamento passa por 5 fases. O grande problema é que a maioria desistem da relação no terceiro estágio.

As fases são:

1ª – Paixão

É a fase mais envolvente do relacionamento. Os parceiros projetam sonhos para o outro.  “É tão maravilhoso porque ficamos inundados de ‘hormônios do amor’, como a dopamina, oxitocina, serotonina, testosterona e estrogênio”, conta Diamond. Essas substâncias são responsáveis por causar uma grande sensação de bem-estar no casal. Tudo parece perfeito.

2ª – Relação assumida

Agora o amor está mais forte, tranquilo e seguro. O passo seguinte: casamento ou união estável, começar uma vida juntos! Aqui começam a conhecer-se na realidade e é um momento de felicidade. Os laços entre ambos se estreitam e esperam que assim se mantenha para sempre – unidos, felizes e confortáveis.

3ª  – Desilusão

Quanto maior a expectativa, maior a desilusão. Como nada neste mundo é perfeito,  começam a surgir coisas que possam incomodar de uma forma negativa e fazem questionar sobre se estão mesmo felizes ou tudo não passou de um engano! Nesta fase, até as pequenas coisas irritam e começam a perguntar para si, se realmente estão com a pessoa certa ou não!

Este é o motivo dos relacionamentos terminarem nesta fase. Em vez de enxergar uma oportunidade de crescer ainda mais, preferem partir.

4ª  – Criar amor real e duradouro

Poucos casais chegam a esta fase, mas os que chegam provam de que o que existe entre ambos é amor verdadeiro. Agora percebem que a pessoa que têm ao lado não é a pessoa com que sempre sonharam, mas é real e são capazes de se amar por serem exatamente quem são! Aqui, o amor torna-se mais forte e verdadeiro!

O próprio Dr. Diamond passou por 2 casamentos antes de perceber que etapa 3 não era o fim. E na terceira relação, já consciente do momento, lembrou do ditado: “Se você está atravessando o inferno, não pare.”

Segundo ele, pessoas que não desistem “têm a oportunidade de se tornarem mais amorosas” e capazes de apreciarem o seu parceiro, não as projeções colocadas sobre eles em fases anteriores.

Se você está nesta fase, ele recomenda não desistir da relação.

5ª  – Verdadeiro amor

O “alicerce” está firmado e nada mais atrapalha a relação. Superarem inúmeras dificuldades, tornam-se num só e juntos percebem que são capazes de tudo, até mudar o mundo! Mais fortes do que nunca, agora sim, estão prontos para ficarem juntos o resto da vida felizes e mais unidos que nunca!

Essas são as 5 fases do amor, espero que consigas chegar até aqui.

FONTE: Inspiring Live

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here